Nossa Palavra – Ano das eleições municipais

Compartilhe esta notícia:

As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês, enquanto o segundo turno, se houver, acontecerá no último domingo de outubro, dia 27, nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que o candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta dos votos.

Cerca de 34 milhões de eleitores do Estado de São Paulo devem comparecer às urnas para eleger os prefeitos e vereadores em cada um dos 645 municípios paulistas.

Faltando menos de 9 meses para o pleito, os eleitores de Taquaritinga aguardam, ansiosos, pela divulgação dos nomes dos possíveis candidatos, principalmente a prefeito, já que em relação a vereadores, com salários na casa dos sete mil e quinhentos reais mensais a partir de 2025, a relação deverá ser enorme. Cerca de 30 mil eleitores deverão comparecer às urnas em Taquaritinga.  

De acordo com a Lei das Eleições, candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias que serão realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral. Como no Brasil não há candidatura avulsa, para concorrer a pessoa deve estar filiada a um partido político.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos.

Apenas estrangeiros e conscritos (convocados para o serviço militar obrigatório) não podem alistar-se como eleitor e votar.

Compartilhe esta notícia: